Recentemente, famosas como a advogada Deolane Bezerra, a influenciadora digital Gkay e a ex-BBB Paula Freitas revelaram ter se submetido a processo de desarmonização facial após perceberem um pouco de exagero em preenchimentos e demais intervenções.
Mas, a harmonização não precisa ser vista como um procedimento a ser evitado, basta ter em mente que ela deve servir para destacar o que a pessoa tem de melhor. E é por isso mesmo que a harmonização facial continua em alta.
Mas, afinal, o que é necessário para fazer uma harmonização facial de sucesso? A cirurgiã dentista Ana Laura Fontana, especialista no assunto, que revela os ‘segredos’ que fazem a diferença de todo o processo. Ela aponta três passos para garantir o resultado desejado.
“Muito mais do que o procedimento em si, é um tratamento planejado e personalizado”, alerta a especialista, que atende pacientes em sua clínica em São Paulo.
1º passo: Escolha um profissional capacitado
“Todo procedimento ligado à saúde e ao corpo precisa ser feito por quem entende do assunto. Essa área está em constante evolução e, na hora de escolher a quem irá confiar um tratamento como esse, procure boas referências, profissionais que utilizem excelentes materiais, técnicas atualizadas e, antes de tudo, que te escutem”, disse ela, destacando que, muitas vezes, os pacientes têm queixas e dores emocionais que fazem diferença na hora de decidir o que deve ser realçado.
2º passo: Converse com ele e exponha suas dúvidas
“Para que o paciente se sinta bem com o procedimento, esse é um passo fundamental. Sempre digo que a HOF (harmonização orofacial) é muito mais do que o momento da aplicação em si. É através da conversa inicial que será possível conhecer os hábitos daquele paciente, saber se ele já tem uma rotina de cuidados, se pega sol, se bebe água de forma regular, se tem hábitos nocivos, como tabagismo e alcoolismo”, disse a profissional, ao revelar que a rotina de cada um tem impacto direto no resultado do tratamento.
3º passo: Siga corretamente as recomendações
Após a realização do processo, é preciso seguir à risca o que o profissional determina para o período pós procedimento. E também não vale se espelhar em outro paciente que realizou procedimento parecido. A Drª Ana Laura esclarece que cada caso é um caso.
“As recomendações e cuidados são individualizados, por isso, dependem de cada procedimento. Mas, no geral, indico evitar atividade física e exposição solar nas primeiras 24h, e beber água de forma regular. Em casos de fios de sustentação, é recomendável que o paciente durma com a cabeça levemente mais alta e, em preenchimentos, indico medicação para diminuir o edema. São cuidados básicos, mas que precisam ser seguidos”, alerta ela.
A especialista aponta que os cuidados no verão e no inverno são bem parecidos, com apenas pequenos pontos de diferença.
“No verão, precisamos beber ainda mais água porque nosso corpo fica com déficit de hidratação. Já no inverno, um hidratante labial vai ajudar a evitar o ressecamento dessa região. Além disso, para as duas épocas, um bom creme facial com vitamina C e um home care adequado fará diferença”, finaliza.